Chamada para Submissão de Filmes de Curta-Metragem

A Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) convida realizadores de filmes, pesquisadores, professores, estudantes, gestores e demais interessados para submeterem filmes de curta-metragem que comporão a programação do III Cine Gestão Social, dentro do X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS 2018 (http://enapegs2018.ufca.edu.br), ocasião que a RGS celebrará 11 anos de atuação. O tema geral do encontro será Diálogo como Resistência: Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias. O evento ocorrerá entre 20 e 24 de maio de 2018, em Juazeiro do Norte/Ceará – Brasil, marcando a volta à cidade de origem do primeiro encontro, em 2007. A chamada para submissão de filmes curta-metragem (até 30min) para o II Cine Gestão Social está disponível aqui.

A gestão social coloca-se como uma área de conhecimento multi e interdisciplinar cuja origem remonta às críticas à gestão estratégica como monológica e tecno-burocrática, nas relações capital-trabalho e Estado–sociedade (COELHO, 2015; TENÓRIO, 1998). Nessa perspectiva, o primeiro ENAPEGS, em 2007, abarcou trabalhos sobre gestão participativa, gestão pública, inovação social, além de uma amplitude de estudos envolvendo formas contra-hegemônicas de produção, tais como a economia solidária.

Para o ENAPEGS 2018, a escolha do tema “Diálogo como Resistência: Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias” evoca o cenário atual de fragilização dos pilares da democracia e,  sobretudo, a análise crítica acerca deste fenômeno que estamos vivenciando. Aliado a esta mesma conjuntura de comprometimento das bases da democracia se verifica uma redução da opção pelo diálogo, da possibilidade de exposição do contraditório e da afirmação de arenas de participação para diversas manifestações. Outrossim, este tema nos fará refletir o quanto o momento social e político do Brasil e em algumas partes do Mundo requerem atenção aos contornos do Estado de direito, tão ameaçado em suas instituições. Para “revertermos as expectativas que, neste momento, caminham em direção à intolerância, ao radicalismo, à violência e à negação aos direitos de proteção social se torna urgente fortalecermos práticas democráticas e nos engajarmos nos diversos segmentos da sociedade na luta pela valorização da cidadania”. Isso é o que nós, que compomos a Rede de Pesquisadores em Gestão Social, pretendemos praticar e refletir em Juazeiro do Norte/CE, entre 20 e 24 de maio de 2018, no X ENAPEGS.

Nesse sentido, o ENAPEGS 2018 se propõe a ser um fórum de encontro de atores sociais envolvidos ou interessados em conhecer formas de gestão dialógicas, mobilizadoras e inclusivas que podem ocorrer nas esferas pública, privada, sem fins lucrativos ou híbridas. Enfim, o encontro nos permitirá compreendermos o papel da gestão social nesta conjuntura de crise, desconstrução e reconstrução das democracias, além de nos permite entender que qualquer processo de gestão implica um ato humano, que encerra desafios bem maiores que produtividade, desempenho e controles. A ideia de apresentar trabalhos na linguagem filmica nasce da necessidade de trazer outros formatos de apresentação e debate de pesquisas e trabalhos científicos no campo da gestão social, bem como, estimular a aproximação de profissionais de outros campos, como das artes e cultura, que desenvolvem produções de interesse coletivo. O filme é, sem dúvida, um recurso relevante que consegue sensibilizar e promover aprendizagens e debates em e sobre gestão social e que pode inclusive ser utilizado como material didático nos processos de ensino e pesquisa.