Temos abaixo um breve resumo dos locais e das cidades para visitação na região do cariri:

BARBALHA

serena morais

Palácio 03 de Outubro / Foto: Serena Morais

Barbalha fica na encosta da Chapada do Araripe, município do “santo casamenteiro”, localiza-se na Região Metropolitana do Cariri, Mesorregião do Sul Cearense, a 553 quilômetros da capital do estado e é bastante conhecida por conta dos festejos de Santo Antônio, a tradicional festa do Pau da Bandeira que ocorre todos os anos no mês de junho. A cidade se destaca na região por possuir um vasto e preservado sítio arquitetônico composto por diversos prédios públicos e particulares, o que atrai estudiosos e interessados no turismo histórico. Contando com cerca de 40 prédios, o casario do Centro Histórico de Barbalha se caracteriza pela arquitetura do período imperial com prédios construídos nos séculos XVIII e XIX, além de ser protagonista para o Ecoturismo com trilhas ecológicas, fontes  naturais, grutas e reservas privadas.

Locais de visitação em Barbalha:

  • Centro Histórico: Se localiza no centro da cidade, numa área que compreende aproximadamente 20 ruas. Seus limites vão desde o entorno do largo do rosário até o largo do Colégio Nossa senhora de Fátima e da Rua do Vidéo à Praça Engenheiro Dória (Estação). Além das históricas Igreja Matriz de Santo Antônio e Igreja de Nossa Senhora do Rosário, prédios como o antigo Casarão Hotel e Palácio 3 de Outubro fazem parte da composição;

 

 

CRATO

Por volta de 1741, surgem os primeiros registros de um aldeamento dos índios Cariús, pertencentes ao grupo silvícola Cariri. Era a Missão do Miranda e o início da atual cidade do Crato, fundada por Frei Carlos Maria de Ferrara. Como outras cidades nordestinas, Crato também conserva uma história baseada na religiosidade e cultura de seu povo. Porém, apresenta um diferencial: um passado de lutas e resistências desde sua germinação. Assim, a cidade foi palco de muitas revoltas relacionadas à monarquia, e muitos mártires apareceram, cada um defendendo seu modelo político imaginado. Depois de tantas lutas e resistências, Crato foi elevada à cidade em 1853. Seu espírito libertário também pode ser percebido nas festas populares, como a Romaria do Caldeirão e a Festa da Baixa Rasa. A Cidade, também conhecida como o “Berço da República do Brasil” ou mesmo “Coração do Ceará” reúne um acervo histórico de grande relevância, como a arquitetura da cidade, que se mostra através de construções que revelam momentos de seu desenvolvimento e o pioneirismo no surgimento da aristocracia rural do Cariri. Ao longo dessa sua existência de mais de dois séculos, Crato testemunhou muitos episódios para a construção da História do Ceará.

Lugares para visitação em Crato:

  • Praça da Sé do Crato;
  • Museu histórico do Crato;
  • Estação Ferroviária;
  • Caldeirão da Santa Cruz do Deserto;

Academia de cordelistas do Crato

Escola de Música Padre Ágio

JUAZEIRO DO NORTE

20160722071060_6039_capa

Vista panorâmica da cidade de Juazeiro do Norte / Foto: Cícero Valério

Juazeiro do Norte está situada no Sul do Ceará, ocupando área de 248km² com população de quase 300 mil habitantes. A cidade, mais conhecida como “A metrópole do Cariri” é um grande polo cultural do Brasil, sendo um dos maiores centros de artesanato e cordel do nordeste do país. Devido à figura do Padre Cícero Romão Batista, o qual foi o principal contribuinte na construção da religiosidade e na inserção política da cidade, é considerado um dos três maiores centros de religiosidade popular do Brasil, juntamente com Aparecida (SP) e Nova Trento (SC).

Locais de visitação em Juazeiro do Norte:

  • Serra do Horto (estátua do Padre Cícero, Via Sacra, Museu Vivo, Santo Sepulcro, Muralha da Sedição de 14);
  • Memorial Padre Cícero;
  • Centro de Cultura Popular Mestre Noza;

NOVA OLINDA

hélio filho

Fundação Casa Grande / Foto: Hélio Filho

Anteriormente conhecida como Tapera, o distrito de Nova Olinda pertenceu ao município de Santana do Cariri. Como tal começou a figurar na divisão municipal do Estado, em virtude do Decreto nº 1156, de 4 de dezembro de 1933, e assim permaneceu até a vigência da Lei nº 3555, de 14 de março de 1957, a qual criou o Município. Foi instalado no dia 26 de abril seguinte, sendo o seu primeiro prefeito, Laurêncio Alves Feitosa, considerado, ao lado de Antônio Jeremias Pereira, seu fundador. A capela da cidade tem como orago, S. Sebastião, e pertence a Paroquia de Santana do Carirdi, do Bispado do Crato. A cidade fica à margem do rio Cariús, afluente do Jaguaribe. Nova Olinda reserva aos visitantes boas opções: arqueologia, folclore, artesanato e a natureza. Preserva ainda a Igreja do Padroeiro São Sebastião, exemplo da bela arquitetura de suas construções. É uma das 65 cidades indutoras de turismo nacional pelo ministério do turismo, sendo uma das quatro cidades localizadas no Ceará.

Lugares para visitação em Nova Olinda:

Fundação Casa Grande

Museu de Couro Espedito Seleiro

SANTANA DO CARIRI

20120226194653

Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri / Foto: Elisângela Santos

Conhecida como “Capital Cearense da Paleontologia”, destaca-se por possuir um vasto sítio paleontológico. Antes de serem devassadas, as terras do atual Município de Santana do Cariri eram habitadas por índios Buxixés, que dominavam a cordilheira do Araripe. Os primeiros colonos ali se instalaram no fim do século XVII, guardando a tradição os nomes de João Alves Feitosa e José Alves Cavalcanti, que fundaram fazendas de criação nas margens do riacho Brejo Grande. Com o afluxo de moradores, foi erigida uma capela sob a invocação de Senhora Santana, no mesmo local da atual Matriz.

Lugares para visitação em Santana do Cariri:

  • Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (reúne mais de 750 peças datadas do período cretáceo);
  • O Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz;
  • Pontal da Santa Cruz (que fica a 750m de altitude acima do nível do mar com mirante e restaurante na Chapada do Araripe).

Fontes:
https://cidades.ibge.gov.br/
https://www.mochileiros.com/topic/14788-regi%C3%A3o-do-cariri-guia-de-informa%C3%A7%C3%B5es/
css.php